Como Devemos Limpar os Ouvidos?
A cêra de ouvido (ou cerúmen) não é sujeira, é uma proteção natural do ouvido, e deve ser removida apenas externamente, com auxílio de algum material macio, como toalha ou algodão.

O cerúmen é produzido por glândulas sebáceas e ceruminosas localizadas na parte externa do conduto auditivo externo. Ele tem a função de defesa do organismo contra infecções e entrada de corpos estranhos no ouvido. Tem um pH levemente ácido, e, na sua composição, estão presentes algumas enzimas que destroem as paredes das bactérias, tendo importante função antimicrobiana e antifúngica, evitando as otites externas.

O ouvido é "autolimpante", as células da pele do conduto auditivo se renovam de dentro para fora, e com isso o cerúmen vai sendo levado lentamente para a parte externa do ouvido. O uso de hastes flexíveis (cotonetes), além de impedir que o cerúmen seja naturalmente externalizado, empurram a rolha de cêra para o fundo do ouvido. O uso inadvertido das hastes flexíveis pode provocar perfurações no tímpano, além de traumatizar a pele do conduto auditivo, servindo de porta de entrada para infecções.

Algumas pessoas, por características pessoais, produzem muita cêra, e precisam passar em consulta com otorrinolaringologista regularmente para remoção.

A remoção de cêra, mecânica ou através da lavagem, deve ser feita por um médico otorrinolaringologista. O excesso de cêra provoca sintomas como ouvido tampado, zumbido nos ouvidos, dor e tontura em alguns casos.

A remoção de cêra deve ser feita quando ela está sendo produzida em excesso, ou quando o paciente precisa fazer alguma avaliação auditiva.

A falta de cêra no conduto auditivo externo pode provocar problemas como eczema da pele do conduto auditivo, situação que pode provocar muito prurido nos ouvidos. Procure um otorrinolaringologista para avaliação.

Rua do Retiro, 424 - CJ 42
Anhangabaú - Jundiaí-SP
Fones: (11) 4521-2052 / (11) 4522-0778

drarenatamarcondes@gmail.com

Agendamento

(11) 94597-7115

Dra. Renata de Almeida Marcondes
Otorrinolaringologia
CRM SP: 97466